terça-feira, 26 de agosto de 2014

Jazz e natureza: mais jazz!


Se a música fosse o campo metafísico grego, o jazz com certeza seria Zeus não só pela sua supremacia musical, o que pode ser considerada a "mais divina", mas também porque seria "Deus dos deuses" no reino musical; ou seja, por outras palavras, melodicamente o jazz é a mais rica e dele pode-se escutar quase todos os ritmos e outras sonoridades.

É uma questão de ouvidos. E dos bons ouvidos! Não é que eu seja um Santo Ovídio ou esteja perto dele mas, a meu ver, o que pode ser considerado uma "boa música" está longe de ser um "depende de quem está a ouvir". Música, sim ela mesma, depende de quem está a ouvir mas boa música não é necessariamente isso.

Estive com um amigo no final de semana passada no Palácio Cristal a ver o concerto de jazz ao ar livre. Aquilo foi o que considero(costumamos considerar) simplesmente um otu level. Lembro-me agora que já estivemos em vários concertos de jazz promovido pelo Comissariado Cultural da FEUP no Ciclo de Jazz. Ao ar livre é otu level: se acompanhado de uma cerveja, depois de uma taça de vinho, ao som do saxofone, pode ter a certeza que o teu coração liga ao Deus, Alá, Jah, Buda... e a sua alma transcende; vai compreender que os passos de Jesus Cristo sobre a água é questão de música. Diz-me que música estás a ouvir dir-te-ei onde estás. Um exagero? Nada disso.

"Música" oiço para dançar, gritar, chorar, dar kwa-kwa, tarraxar, festejar e por aí fora. "Boa Musica" escuto simplesmente para viajar.

"Boa música" pode ser transformada numa "música" apenas mas o contrário é impossível. Dito de uma outra forma, "boa música" num mau ouvido não passa de uma simples "música" e uma simples "música" jamais passará como "boa música" num ouvido exigente. 

Eis a confusão que reina hoje em dia.
[imagem: JB on Jazz Concert]

5 comentários:

  1. Música" oiço para dançar, gritar, chorar, dar kwa-kwa, tarraxar, festejar e por aí fora. "Boa Musica" escuto simplesmente para viajar. - - - - Grande Verdade Nelson :)

    ResponderEliminar
  2. Partindo do meu entendimento de música como sendo " combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido" posso dizer que há umas "coisas" que são uns verdadeiros atentados a esta definição ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia estar mais de acordo contigo :) Aliás são também uns verdadeiros atentados aos nossos ouvidos :S

      Eliminar