terça-feira, 23 de setembro de 2014

Coisas

Há coisas que, por respeito, solidariedade ou amizade, vejo mas Casa dos Segredos não vejo por nenhuma dessas razões. Portanto a solução é isolar-me de qualquer espaço onde passa esse programa.

P. S. Por razões óbvias, ou mais ou menos isso, em cada cinco casa de cabo-verdianos que visitei cá em Lisboa, "seis" sintonizam a TV Record e, claro, enquanto lá estiver "finjo" estar interessado nas telenovelas ou carnificinas "ao vivo" do Brasil. 
Isto tudo, como se não bastasse ter que aturar os feeds de alguns amigos com frases chachas do Edir Macedo e o tal "tabernáculo" do diabo que os seus lobos em pele de pastor andam a conduzir os frágeis rebanhos que como eu estão devastados pela secura da crise.

Por falar em diabo, só por dizer que um dia destes ainda hei-de encontrar com ele para perguntar porquê que ele assusta principalmente os "mais católicos", por um triz não levei a bofetada da minha tia; ela contou-me, de uma assentada, três histórias que tinham tanto de assustadoras como ridículas das pessoas que desafiaram o diabo e que tiveram mortes horríveis. Não estiquei a corda porque, lá dizia o meu amigo, não subestime a força da ignorância. Ela rematou depois: "Um bes odimoni era claro. Hoje nhos ca ta odjal pamode nhos ta anda só de carro". Deu-me vontade de lhe dizer: "forte demónio fica mofino hoje em dia". Mas pronto, às vezes calar é sinónimo de inteligência. Ocasionalmente poderei ter uma morte horrível e não gostaria que ela fosse usada para alimentar a ignorância e o medo.

Se de facto o diabo existe, não tenho a mínima dúvida que ele apoderou-se de certas instituições, empresas e meios como a Igreja, jornais, televisão e a Internet para semear a ignorância e a discórdia.
O que mais me preocupa é a sanidade mental de muitos religiosos: se acham no direito de pregar-me o seu Evangelho mas ficam ofendido quando digo que não quero ser resgatado; que talvez o diabo é mais sexy que o "Deus" das religiões.

Por outro lado, é um tanto curioso como a maioria das religiões estão mais preocupados com a morte do que a vida em si propriamente. Parecem mais com um partido político mas com uma particularidade: a promessa deles duram a vida toda; só tem efeito quando bateres as botas. Irónico, não é?

3 comentários:

  1. Está aí um canal que nem lembro que existe...por algumas vezes ao fazer zapping aparece e mudo logo,mas que sei que muita gente "curte".
    E curtem, penso eu porque tudo é uma tragédia é desgraça..... e a IURD é a salvação! as pessoas ficam tão preocupadas em salvar o coiro depois de morta que não importam em dar o que tem para que os pastores curtem a vida no presente.... mas cada um é como cada um...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dias fiquei pasmado quando uma amiga disse-me que era o programa favorito dela. Tive que conter com "não vejo palhaçada dessas!". Por causa da IURD perdi uma amiga que estava preste a ficar colorida porque a conselheira espiritual dela pediu para "afastar de quem não é da igreja", claro, depois dela verificar que eeu era um deserto para a pregação dela.

      Eliminar
  2. Eu perdi um tio...que se desgraçou dando o que tinha e o que não tinha para "essa igreja". Respeito as crenças...mas longe de mim! corto logo!

    ResponderEliminar