sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Raposa para o galinheiro já!


O PAICV é um partido mesmo dos camaradas. Repito, dos camaradas. E o José Maria Veiga, homem com provas dadas das suas trafulhices na praça pública, vai ser o novo PCA do INPS. Os deuses devem estar loucos ou os diabos são arquitectos verossímeis. A segunda opção é o mais adequado.

Eu já estranhava a pouca visibilidade do José Maria Veiga na actual comissão política da Janira Almada, sendo que ele foi uma das caras dela, ocupando um cargo de relevância humilde.

Engane-se quem pensa que foi um mero acaso, o ex-presidente da Comissão de Luta Contra a Pobreza é muito mais importante para ela do que os actuais vice-presidentes do partido. O lugar que ele vai ocupar agora é de muito mais importância para a Janira e o PAICV do que se parece à primeira vista; é como pôr a raposa a controlar a cooperativa do milho que vai alimentar as galinhas.
No fundo, é colocar um arquitecto numa posição chave de controlo e canalização dos recursos do estado para as próximas campanhas e eleições que se avizinham.

Agora, nesta fase, impõem-se as seguintes perguntas: a Janira continuará no cargo que ela ocupa como ministra? Porquê? 

Eu sou da opinião de que ela não vai mudar do cargo porque é importante num país carenciado, de população jovem e cheio de desempregados. É como se ela tivesse um balaio de bolos numa sala de crianças famintas e dessas crianças depender a sua sobrevivência. O quê ela fará e qualquer um faria na posição dela? Obviamente é continuar a usar esses bolos em benefício próprio e se tiver que deixar o balaio, deixa-o à pessoa de confiança que garantisse a sua sobrevivência.

Sem comentários:

Enviar um comentário