sábado, 13 de junho de 2015

Cristina Duarte, a Kitty


Não queria comentar a BAD fight da Cristina Duarte, já que ela já tinha levado um KO antes de partir para o combate.

Porquê que ela não se deu conta disso? Nem Zona, nem Ulisses e nem todo o elenco governamental de Cabo Verde que apoiaram-na nesta fracassada campanha?

Porque o cabo-verdiano tem ego demasiado grande, não tem a noção da realidade africana, passa vida a querer e a apresentar-se como um europeu. E porque ele se acha ser o africano - ou não - mais iluminado, por isso nunca reconhecerá o mérito de outros africanos. É como no nosso conto tradicional, o cabo-verdiano se acha sempre Chibinho e que todo o resto do africano seja Lobo.

Cristina Duarte perdeu, pelos vistos, por um outro africano com mais experiência e com um curriculum melhor. Ponto final. 

É difícil reconhecer isso?

Essa história de Cabo Verde ter ganho com a fracassada e derrorada candidatura não passa de uma desculpa para massagear o ego do mau perdidor e alimentar o mito da nossa superioridade moral e intelectual. Não tem fundamento e não passa disso mesmo.

Ser o menino bonito e bem mandado aos olhos dos europeus não nos dão nenhuma das competências e requisitos necessários para vincar na realidade africana. Portanto, desculpas como esta ferida e este ganho é meter a cabeça na areia para não enxergar o problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário