quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Morte dos Heróis Nacionais



Enquanto falta materiais de história, documentos e outros factos históricos não podemos viver em plena consciência e consentimento o dia dos "Heróis Nacionais". A comemoração desta data também é um acto da cultura. Esta é a minha resposta para os agentes pseudo-culturais e "homens da cultura amadora" que estão a proliferar em Cabo Verde. Estes estão a ser como uma praga porque a "cultura produz homem e o homem produz a cultura", nenhum deles deve ser dono do outro. Esta invasão à cultura caboverdeana está a deixar-nos muito pobre, a consequência disso é o que temos em muitas áreas: a Cultura Floribela.

Isto para dizer que dei uma passagem pelos blogs de Cabo Verde, o dia foi bem aceite na nossa blogosfera e bastante comemorada. Não pude ficar mais indignado com os que querem aparecer à custa dos outros. Todos sabemos daqueles deram as suas vidas para a nossa liberdade e que o povo de Cabo Verde é um herói pelas lutas que dão todos os dias nas nossas ilhas. Também sabemos que o Amílcar Cabral é um justo representante de todos aqueles que estiveram na luta no mato da Guiné. Ele foi o cérebro de toda a luta armada.

É um absurdo e total falta de respeito aos caboverdeanos, no dia dos Heróis Nacionais comparar o Amílcar Cabral com meia dúzia dos pseudo-culturais que querem dar nas vistas em Cabo Verde. Isso é matar os nossos heróis e todos aqueles que realmente lutaram e lutam na nossa sociedade.

O elitismo não é e nem pode nunca ser confundido com o heroísmo!

Créditos: Obrigado Virgíllio Brandão e a Teresa Alves. Segue-se os Hinos Nacionais de Cabo Verde, sem dúvida que a antiga não se compara com a moderna que é a clara situação que vivemos: Plena liberdade mas com pouca qualidade!


Imagem: aki

1 comentário: