segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Cogito, ergo sum


"Cogito, ergo sum", esta frase bombardeava a minha mente depois de estudar todos aqueles filósofos que andavam a procura do Physis. Não é que o Descartes é o meu filósofo preferido mas é o filósofo que mais me marcou, não só pela a sua filosofia em si mas também noutras ciências, nomeadamente a matemática.

Já não me apetece reflectir mais sobre o comportamento do caboverdeano que na maioria se acham ser o boss disso e mais aquilo, prefiro ficar na minha douta-ignorância e ser simplesmente um "mandador de boca", não alinhando com o convencional "maltas da cultura". Poderiam perguntar-me a cultura de quê? Diria boa pergunta, sabes o quê que significa a ignorância atrevida? Isto para dizer que no mundo, ainda somos "cafuca" e não estrela, portanto, temos que trabalhar e deixar de massagear o nosso ego. Vou repetir mais uma vez, somos bastante AMADODORES!

18 comentários:

  1. Olá amigo
    O problema é que quando o ego predomina a razão e a noção da realidade vão embora, aí as pessoas vivem num mundo de fantasia.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Apenas por curiosidade, refira-se que Manuel Damásio acha que Decartes se enganou e reformula a célebre frase assim: SINTO, LOGO EXISTO !
    Merece alguma cogitação...

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo Wanderley,

    Lá está, fantasia esta que faz muitas vezes as pessoas darem passos maiores do que aqueles que as suas pernas aguentam.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Caro Zito,

    Salvo erro, o Damásio chegou mesmo a publicar um livro intitulado " O erro de Descartes", baseando em provas científicas e com os avanços tecnológicos, por isso, ele merece toda a cogitação. Não podemos esquecer que o que foi verdade(ou aceite como tal) na época do Descartes, não é na época do Damásio, assim como a verdade do Damásio poderá não no futuro.

    No entanto, ele merece toda a cogitação.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. UMA RECIFICAÇÃO COM PEDIDO DE DESCULPAS: este Damásio, chama-se Anrónio. Confirmo "O Erro de Descartes" e adianto "O Pensamento de Si", este, sobre a consciência e cuja leitura recomendo. Os livros de Damásio têm essa virtude: são fáceis de ler e de entender, apesar da profundidade das matérias. Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. Izawte i qual como diria a minha querida mae; e acho que continua a dizer pois ela está vivinha da silva.

    Bem, ja vi que a tua mercearia ja está a funcionar.

    Descartes, mas também Espinosa! Sim, como disse Hegel quem nao ler ou nao conhecer Espinosa nao conhece filosofia.

    Mas também os filosofos arabes, sim arabes, rapaz!Nem tudo é mau por aquelas bandas. E como tu nao sabes o meu nickame foi inspirado na filosofia arabe, misturado com o crioulo, familia etc o que deu um acrónimo dos diabos que deixa meio mundo em pulgas!

    Al Binda, como Al Gazali, como Al Farabi, Al Kindi, sem esquecer os misticos arabes e todos os outros. Quem nao se debruçar sobre essas coisas nunca saberá nesta terra quem é Al Binda!

    ResponderEliminar
  7. Caro Al Binda,

    Vou já procurar pelo tal Espinosa, confesso, não conheço visto que não segui a área filosófica em si, faço dos livros da filosofia o meu passatempo.

    Quanto aos árabes, se poderes citar-me alguns, desde já fico muito agradecido. Podes ter a certeza que vou atrás deles.

    Abraço e obrigado pela sugestão!

    ResponderEliminar
  8. Eu leio os comentarios dos outros leitores sempre no fim para nao me deixar influenciar no meu raciocionio.

    Pois bem eu recomendava-te o Espinosa, e eis que vou ler os leitores e descubro que ha gente aqui que conhece o meu amigo António Damásio. Sim, sim, meu amigo. Um tuga, um português... sim gosto de porttugueses contrariamente ao que pensam alguns patetas!

    Gosto também de crioulos, de franceses, de aleames, de americanos enfim.... mas gostar nao quer dizer que tenho que gostar de todos. Nao querer dizer também que deixei de nao gostar de outros, mesmo de crioulos.

    Isto tudo a proposito do Tony ou do Tonio Damasio, um dos maiores cientistas mundiais das ciências cognitivas, da neurologia, enfim com cátedra e laboratorio especial nos Estados unidos, onde se naturalizou.

    Ele trabalha nomeadamente com a mulher que é outra portuguesa, outra especialista do neuro-cérebro, da imagem cerebral.

    Sao monstros do saber mundial. Mas dizia que te recomendava o Espinosa, que inspirou precisamente os traablahos de Damasio. Sim, o Damasio escreve sobre o erro de Descartes precisamente para dar razao a Espinosa, que inspirou toda a ciência contemporânea que trabalhar com os neuronios, os sentimentos e o cérebro.

    Damasio é médico, neurocirugiao e filosofo e pianista, como a mulher. E poliglota. E português que teve que ir desenvolver as suas capacidades num país rico e a sério como os Estados unidos.

    Mas deixam-me dizer-vos também, que crioulo tem também o seu Damasio; Sim, Tem Varela que também cruzou os seus caminhos com Damasio e acho que o nossa Vario se tivesse tido o apoio financeiro que precisava para as suas investigaçoes neuro-biologico-cerebrais, ele iria revolucionar as ciencias mentais e deixar longe, mas mesmo longe o Damasio, seu amigo, também, sim, sim... Isxsto funciona em redes neurais, como diria Damasio e Vario, o maior cientista e homem de letras que jamais CVerde ja teve.

    Encontrar um novo Varela vai ser muito dificil...

    Al Binda

    ResponderEliminar
  9. Oh Man eu dei-te os nomes dos maiores filosofos e misticos arabes! Estao ali a seguir ao Al Binda, caramba!

    Mas começa pro Espinosa, o seu tratado-politico para perceberes a politica e a religiao e a sua Etica, esse tratado fenomenal de filosifia e gelometria. Se tiveres um pensamento geométrico, vais deliciar-te a ler o Espinosa. Os outros livros dele também onde aborda a questzao dos sentimentos.

    Mas enfim em Etica está la tudo. Le também as correspondências do gajo.

    E o nosso Varela; O gajo era o maximo. Esse homem era uma das mentes mais brilhantes do mundo, mas os crioulos nao sabem. Encontrei-me com cinco em vezes na Alemanha, Belgica, Holanda e Frçna e Portugual.

    Uma vez fomos jantar e falei 5 horas com Vario. Quem em CV ja falou 5 horas com um dos homens mais brilhantes do mundo? Al Binda, o maluco, o ingorante, o doido....enfim questao de latitudes, de ângulos de.... Espinosa. Ma tens que te iniciares nas religioes, no judaismo. Cuidado rapaz podes ficar doido também!..

    Al BINDA

    ResponderEliminar
  10. Caro Al Binda,

    Obrigado, sobre a Espinosa já tenho comigo em versão PDF "A SEPARAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA E A TEOLOGIA DE ESPINOSA" e o "Deleuze - Espinosa Filosofia Prática".

    Vou começar a ler já esta noite visto que o 2º semestre só começou hoje;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Esses comemtários são a prova caricata da natureza amadora dos envolvidos.
    Não acredito q carimbar sobre um rótulo já existente, vá ajudar nos meandros de um país, mas enfim é o q há
    quanto aos 10 comentários anteriores, em verdade vos digo:
    procurem quem sabe um dia existirão...heheheh

    ResponderEliminar
  12. Caro Anónimo disse 17 de Fevereiro de 2010 20:26,

    Adorei a palavra "amadora" porque é uma das palavras que na minha opinião caracteriza o caboverdeano.

    Quanto ao procurar "quem sabe" para quê perder o tempo procurando se podemos ir aprendendo sem ser um sábio?

    Valew meu caro!

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Onde se "mete" o Al, o debate torna-se logo excitante!
    Querendo somente dar-te uma sugestao, antes mesmo de ler Espinoza, visto que a sua obra è muito complexa(falo neste caso de Ethica), te aconselhava mesmo um bonito livro deste grande cientista que te foi sugerido pelo sr Zito e descrevido muito bem pelo nosso Al Binda.
    Precisamente se trata de "Looking for Spinoza" (que faz parte de uma linda "Trilogia" começada concretamente com O Erro de Descartes seguida por Emoçao e Consciencia e pelo citado mais em cima).
    Se Cartesio foi o filosofo que separou intelecto e emoçao, daì o seu erro segundo os estudos do Professor Damasio, Espinoza foi segundo o mesmo, o primeiro a intuir o legado mente-corpo.
    Espinoza na sua ETHICA, è o percursor de muitas ideias, provadas hodiernamente pelos estudos de Damasio através a neurobiologia.
    Um livro( de ciencia e filosofia) para ser lido!!!
    Relativamente aos filosofos arabes, visto que Al falou-te do principe dos filosofos ocidentais, isto è Espinosa, talvez esqueceu de referir-te o principe dos filosofos arabes, o Averroé (ou serà que è conhecido tb por Al Binda?) que devo dizer deu muito de "beber" ao Espinoza! Boa leitura.

    Leitor

    ResponderEliminar
  14. Escrevendo o nome do filosofo arabe ocorreu uma pequena gralha, pelo que fica a correcçao: Averroes.

    Leitor

    ResponderEliminar
  15. Caro Leitor,

    Muito obrigado pela sugestão! Podes crer que juntamente com as sugestões do Zito, vou vasculhar a net e as livrarias por aqui para baixar ou comprar essas obras.

    Do Averroes, consegui o "New light on the political philosphy of Averroes" e o "Three short commentaries on Aristotle's "Topics", "Rhetorics", and "Poetics"". Vou procurar mais.

    Volte sempre!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. Oh Anonimo na lista que dei de mestres arabes do que eles chamam Falfasa, quer dizzer filosofos, eu escrevi e "todos os outros".

    Logo claro que conheço o Ibn Rusd, que os ocidentais adapataram para Averróis (grafia portuguesa). Em matéria de pensamento geométrico espinosiana, quando conheces um ângulo, conheces o poligono.

    Com isto quero dizer que se conheço Al Kindi, é porque conheço também Al Farabi, o grande Al Tabari, , Al Nazzam, Al Hibari, Al Kulayni, Ibn Arabi, Avicena, enfim oh Anonimo, conheço e tenho os livros. O Varela/Vario, também conhecia esa gente toda.

    Ja agora ha que dar uma olhadela pela filosofia judaica, pelo Maimonidas, o grande filosofo judeu, ha ler o Talmud, o Al Zohar... bem minha gente eu nao ando aqui a brincar.

    Mas atençao é ler com sentido critico, aqui nao ha lugart para doutrinaçao, nem para convertir a, b ou c. Eu sou um pensador e para mim mesmo os livros sagrados, os livros dos mortos egipcios, sao livros, superiores, mas sao livros.

    Livros como o livro de Sao Cipriano, como o Fausto de Goethe, as tragédias gregas ou as de Schiller, Corneille e Shakespeare.

    Mas o mais importante ainda é cruzar essas leituras, é o fazer as metaleituras e metainterpretaçoes, a hermeneutica juridica, religosa e filosofica. Isto é que me excita meus caros, e encontrei isto tudo em Vario.

    Boas leituras rapaziada...

    Al Binda

    ResponderEliminar
  17. Oh Al, o que escrevi foi que nao referiste o Avicena e nao que nao o conheces. E fiz tal observaçao porque se estava falando da Ethica espinoziana. Tudo aqui. Era implicito que sabia que conheces o Avicena, visto que fui sempre um teu leitor e alguma coisa aprendi de ti.

    ResponderEliminar
  18. Era uma provocation, boy,! Sabes essa é outra faceta da minha personalidade que poucos conhecem e que interpretam sempre mal.

    bem agora para castigo tens de ler também o Talmud e o livro de Zohar e aqui ja entramos no judaismo. Mas ja sabes sempre em pequenas doses porque a gente pode ficar mesmo doido a sério!...

    Al Binda

    ResponderEliminar