terça-feira, 2 de março de 2010

A Religião


Lendo esta opinião, onde o Christopher Hitchens afirma "A religião envenena tudo e não acaba porque somos egocêntricos" e a “A mediocridade do ateísmo” do Henrique Raposo, chego a conclusão que as opiniões são como os gostos, porquê? “Pamodi é sima cadera, cada um cu di sel”. Se a fé é uma “adesão pessoal” para quê estar discutir isso e mais aquilo sobre a religião? Para mim, a única vantagem da religião sobre a ciência é que o princípio da religião, a fé, é indiscutível, sensível e não é posto à “prova experimental” como propõe o Galileu num dos seus métodos. Este é o caso para lhes dizer, assim como ao Saramago, o Bispo que foi à televisão com ele e todos aqueles que que andam a discutir a religião, num bom crioulo: NHOS TOMA FÉ!

Imagem

5 comentários:

  1. Numa sociedade aberta, num estado de dierito que pratica as liberdade temos que deabter tudo. Mas com um pressuposto: o de estudar.

    Como em tudo, qualquetr que seja a materia temos que primeiro nos preparar.

    Conclusao: ha que deabter, discutir também as religioes, nao apenas como crenças e fés, mas também como cultura. Logo como cultura ha que se cultivar.

    E' o que mais falta faz na sociedadencaboverdiana da elite cultural e politica. O povo sem uma formaçao cultural aposta na sua fé, nos seus instintos, mas o homem que estuda, tem de caminhar com a fé se tiver uma religiao, uma crença, mas também com a razao. O proprio Agostinho dizia que utilizava a sua inteligencia, a razao para chegar a fé, e usava a sua fé para chegar à razao.

    Kant apostava na razao, como autor das criticas das razoes pura, pratica e de juizo, e porque tinha medo de Deus e do eterno, dizia que nao se pode provar a existência de Deus mas também nao se pode provar que nao existe.

    Enfim, repito, ha que estudar. No caso, conehcer as diferentes religioes, os seus diferentes classicos.. Tout un programme como dizem os farnceses, que nos leva uma vida inteira e para tal temos que ser orientados na maioria das vezes por gente esclarecida. E' o que temos menos em CVerde.

    Portanto, começa ja a estudar os autores que te avancei ja para a religiao muçulmana, judaica, e agora falei-te em Agostinho para o cristianismo. Vejo que o simbolo do Yin e do Yang figura também ino teu croqui acima. Ha que ler pois COnfucio, Yi King, o Livro do MEIO enfim, estàs no mato...

    Eu sou critico nao porque quero criticar toda a gente; é porque a medida que avançamos no conheimcneto, nas leituras a gente fica mais céptica, mais critico, mais duvidoso. Duvidamos da propria existência..

    Al BINDA

    ResponderEliminar
  2. Caro Al Binda

    Tocaste no outro lado da moeda: Religião como cultura. Neste caso nada a acrescentar sendo ela produto e a nossa produtora, temos que estuda-la e compreende-la.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo
    Religião é como política, não se discute.
    Abração

    ResponderEliminar
  4. Elian politica é fundamentalmente debate. Nao ha politica sem debate.

    Mas ainda sobre a questao da fé e da razao, ha um documento historico fudnamental que resume bem estes dois conceitos e é o Dei Filius do concilio do Vaticano I.

    Mas é como digo ha que se preparar para se entender determinadas coisa, pelo menos tentar, porque o entendimento é sempre superficial, é uma questao de graus.

    Al Binda

    ResponderEliminar
  5. É um assunto bastante complexo e complicado de se discutir. Minha religião não tem nenhum ritual: apenas creio em Deus.
    Bjkas!

    ResponderEliminar