quinta-feira, 9 de junho de 2011

Hipocrisia II

Nu sta fudidu na Kabu Verdi(Estamos fodidos em Cabo Verde)! Alguém teve a ousadia de dizer-me: tu és um anti-Zemas! Respondi que não! Não percebo o porquê que muitos governantes em Cabo Verde parecem não perceber o que é um bem publico e o que está em causa é o desenvolvimento de uma Nação: não são elogios internacionais; não são estatísticas; não são medalhas; curriculum pessoal ou a nossa família e amigos.

Se o governo é de um povo para um povo, porque não governar com os melhores? Porque não demitir os irresponsáveis ou pedir a demissão quando somos incapazes? Não, se calhar a vaca é leitosa!

Dito isto, não percebi porquê que na ilha de Santiago, apesar de muita pobreza e dificuldades, as pessoas estavam tão excitadas com as estradas alcatroadas. Nem percebo o Carnaval da multidão miserável durante as campanhas, matando uns aos outros por causa dos partidos e promessas surreais. O que temos hoje?
  1. Violências e mortes dos inocentes;
  2. Falta de agua e energias;
  3. Aumentos dos preços dos produtos;
  4. Desemprego etc
Mesmo assim a população continua contente com estradas asfaltadas. Onde està a oposiçao? Onde está Carlos Veiga e os outros deputados? Ressonando à sombra da Assembleia Nacional. Zzzz! Zzzzz! Zzzzz!

4 comentários:

  1. Espero que não penses que existem grandes diferenças entre os partidos que concorrem às eleições em Cabo Verde. Pois que, grandes diferenças ideológicas não são possíveis de encontrar num país que não viveu nenhuma revolução ou revolta, nenhuma divisão ou guerra.

    O que temos são crioulos com as mesmas ideias, mas em siglas (partidos) diferentes.

    Todos querem governar porque sabem que são a melhor opção para o país – assim afirmam – mas se ficarem na oposição as coisas podem azedar.

    ResponderEliminar
  2. Dai,

    Claro que não pensei, não penso e nem pensarei assim até porque Cabo Verde governada pela mesma elite desde 1975, ou seja, tanto MPD como PAICV são as elites do PAIGC.

    Escrevi nas épocas das campanhas que CV continuaria a ser igual quer PAICV ganhasse ou perdesse as eleições. Precisamos mas é de uma profunda revolução na nossa sociedade.

    ResponderEliminar
  3. Eu sempre achei que os partdos, todos-poderosos na certeza de que, mais tarde ou mais cedo, o poder será de um deles, cristalizam a sua acção e cultura politica sob esse estigma de serem os unicos actores da politica, uma espécie de empresas pubicas sem concorrencia...Por isso eu sou a favor das Organizações Cívicas de Cidadãos com base estatutária de equiparação a partidos politicos e, como tal, com capacidade de participar em todas as elições do Estado Democrático...Os partidos, meus amigos, não podem ser os únicos donos da políica!

    ResponderEliminar
  4. Plenamente de acordo caro Zito! Tenho esperança que um dia a sociedade vai acordar.

    Abç

    ResponderEliminar