segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cabo Verde vs Portugal

Acho que vocês vão concordar comigo e que não constituiria nenhuma surpresa se eu dissesse que existe muitas semelhanças e até copy+paste em muitas iniciativas, nomes, programas e afins entre o nosso querido Cabo Verde e Portugal. Aliás, não sei por que razão não chamamos Pedro Pires/Jorge Carlos Fonseca de Cavaco Silva ou José Maria Neves de José Sócrates/Passos Coelho.

Para mim, NOSi é um dos poucos nomes em Cabo Verde que é muito criativo, além da sigla, posso simplesmente interpretá-lo como o "nosso i", bem haja o seu criador! Nomes como o BIC, BAC heheh, se calhar um brasuca tirava o seu criador o chapéu.

Eis alguns exemplos Cabo Verde vs Portugal:

Casa do Cidadão => Loja do Cidadão
Gota d'água =>Magalhães
Casa da Música =>Casa da Música
Soma =>Suma
DEF=> SEF
LNEC =>LNEC
Cartão Jovem => Cartão Jovem

O quê você achou destes exemplos? Conheces mais? Ou achas que devemos copiar mais exemplos como o CU(cartão único) para facilitar as nossas vidas?

5 comentários:

  1. Meu caro Gota d'Agá não tem nada a ver com Magalhães. Aliás, sabes por que se chama o projecto/computador Gota d'Aga? A inspiração é a seguinte vem da música do Renato Cardoso: "tud critõn tud cimbrõn tem sê tem direite na sê Gota d'Aga". Diz tudo, e é muito original, sim!, e bem nosso! Já agora que sugestões darias para o resto como Casa de Cidadão etc., etc? Sim, porque criticar é mais fácil... tenho dito.
    PS: comparar Pedro Pires, ou mesmo Zona, com Cavaco Silva é uma brincadeira de mau gosto. Ainda bem que não meteste o Aristides Pereira nessa comparação, tudo tem limite! É preciso saber a história, meu caro.
    O Zema bate um record e não dizes nada? O nosso primer entrou para a história em ser, se calhar, o primeiro africano a falar na ONU na sua língua nativa!E, sem complexos.

    ResponderEliminar
  2. Expresso => Expresso das Ilhas
    Benfica => Benfica de Santa Cruz
    Sporting => Sporntig da Praia

    ResponderEliminar
  3. Ganda Anónim@

    Antes de mais bem-vind@! O projecto/computador Gota d'Aga só defere do Magalhães pelo nome e que por sua vez é também copiado em outro projecto que o nome não me calha agora mas a essência do projecto é o mesmo. Dizer que é original e bem nosso não me parece de alguém que me diga que é preciso saber a história heheheh(muita boa!)

    Para a Casa do Cidadão, o nome podia ser Multiusos(só para citar um exemplo) mas a essência continuaria a mesma, ou seja, uma cópia da Loja do Cidadão. É boa ou má cópia? Isso já é conta de outro rosário.

    P.S. Ainda bem que percebeste a brincadeira, estou ciente de que gostos não se discutem. Recorde do Zemas é aquele que ele fez com três mandato consecutivos em Cabo Verde e que já foi explorado até exaustão pelo Montrond, Azágua e companhia.

    "O nosso primer entrou para a história em ser, se calhar, o primeiro africano a falar na ONU na sua língua nativa!" Isso é um pouco gozar com a minha inteligência, quanto aos complexos hehehe, não é preciso ir longe para nos encontramos os complexados.

    Volte sempre!

    ResponderEliminar
  4. Hehehe, Dai fizeste-me lembrar de mais coisas como os logótipos. Lembras o barulho que se fez à volta da marca turística de Cabo Verde?

    A primeira vez que vi o logótipo dos Travadores da Praia pensei que tive um déjà vu, exactamente igual ao logo do Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Casa de Cidadão - "Multiusos"? ahahaha muito original ahahahaha estás as ver que não é tão fácil assim arranjar nomes "originais". Já te disse que fácil é criticar. Se para ti o que o Zemas fez não é um feito, que fazer!?

    ResponderEliminar