terça-feira, 13 de setembro de 2011

Presidenciais 2011 - A posse

Para quem segue este blog, certamente, sabe que apoiei o Jorge Carlos Almeida Fonseca(Zona) enquanto candidato ao Palácio de Plateau. Como não podia deixar de fazer, segui o seu empossamento em directo na TCV e devo dizer o seguinte:

a) Gostei: do evento em geral; da presença das entidades creditadas em Cabo Verde e do Zé Povinho; excelente discurso(pela primeira vez na vida, ouvi discurso de um caboverdeano com cabeça, tronco, membro e, sobretudo, com esqueleto com muito cálcio na sua estrutura); Da presença do Manuel Inocêncio Sousa, Aristides Lima e todas as forças partidárias.

b) Não Gostei: Da cobertura jornalística(a cobertura do género merece de, no mínimo, três jornalistas para fazer cobertura e um painel de comentadores. Maria Jesus Neves além de "tuntunhir" e sucessões de gafes, tinha as mesmas dúvidas que eu. Erro de protocolo?); Da claque a gritar na Assembleia Nacional que parecia Estádio do Dragão;

Comentário: Zona promete ser um excelente presidente da republica.

3 comentários:

  1. Meu caro, porque não falas do seguinte:
    O Manuel Faustino tem capacidades, não tenho dúvidas. Mas todo o discurso, tácito, de Zona contra o amiguismo, clientelismo e favorecimento na política não se quadra com a nomeação do seu eterno amigo, camarada e mentor dos tempos do trostsquismo Manuel Faustino.
    Mais: então não andaram a criticar o Zé Maria por ter nomeado o José Brito (reformado) como seu sucessor e agora não aceitem que critiquemos a nomeação do Manuel Faustino? Ele não vai para um cargo qualquer nem vai ser assessor do PR, mas antes, vai ser Chefe da Casa do chefe de Estado! Se se provar que O Manel tem dois salários (públicos), iremos dizer, sim, que se trata de nepotismo, puro favorecimento e amiguismo/clientelismo. Coerência, meus caros! Critiquemos a todos e não só a alguns.

    ResponderEliminar
  2. Tinhas uma outra ideia do Aristides Lima e do Manuel Inocêncio Sousa? Pensaste que não iam aparecer na tomada de posse do Zona? Meu caro, eles são homens absolutamente democráticos. Não são democratas de fachada ou etiqueta! O outro, sim, ele mesmo, Carlos Veiga, que se arroga de ser o homem mais democrático de Cabo Verde, nunca aceitava os resultados eleitorais, infelizmente... não soube reconhecer e aceitar o voto popular. Mas o povo não é estúpido, felizmente. Que o Zona faça uma boa presidência, é o meu sincero desejo, apesar de não ter votado nele. Votei MIS, com toda a convicção.

    ResponderEliminar
  3. Car@ Anónim@ 13 de Setembro de 2011 19:27,

    Bem, tocaste num ponto que não tinha o conhecimento. Sei que o Manuel Faustino é psiquiatra mas não sei de quê que ele vive, o quê fez/faz, de quê que vive e por aí fora.

    Apesar do simpatia pelo Zona, serei um dos primeiros a criticá-lo se se provar o que escreveste em cima.

    Quanto a@ anónim@ 13 de Setembro de 2011 19:38,

    Não esperei nada de nenhum deles, apenas salientei os gestos deles que, por si só,dignificam a nossa democracia.

    P.S. Que o Carlos Veiga é um mau perdidor acho que todo o caboverdeano sabe e é bom saber que o Zona não vai ser o seu marionete.

    ResponderEliminar