domingo, 6 de novembro de 2011

Bluf

Antes das eleições de 06 Fevereiro de 2011, estava a decorrer em Cabo Verde, numa espécie de lavagem cerebral, o mito de "boa governação" acompanhado de efeitos publicidade como cluster do mar, sustentabilidade, protecção ambiental, nova era, novos tempos, novos desafios etc.

Pior disto tudo é que a oposição não soube explicar o povo as diferenças entre alhos e bugalhos. Conscientemente o povo escolheu tudo aquilo que se resume numa única frase: governação insustentável. Governação esta que também seria praticada pela oposição se ela fosse o actual governo. Não tenhamos ilusões!

Por isso digo que em Cabo Verde nunca houve boa governação, ainda não temos colhões para isso! Precisamos de ter a humildade para reconhecer que Cabo Verde não é um PDM e que está longe de atingir a sustentabilidade.

É claro que caminhamos, embora a passo de caracol, nesse sentido, recuso engolir as mentiras usadas por governantes para angariar votos. Não quero ser um boneco animado e nem que façam do povo a mesma coisa.

Tudo isto vem ao propósito deste artigo sobre a Direcção de Ambiente e Saneamento da Câmara Municipal da Praia.

4 comentários:

  1. Com tudo isto... é o tal ditado: "sai di balai kanba na pilon", como sou do Fogo N fika na balai... PDM somos, mas é espiritual!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo,

    Confesso a minha ignorância, não conhecia este provérbio nem sei oseu significado! Se poderes despedaçá-lo, agradeço bastante porque sou muito curioso nas "coisas do crioulo".

    Volte sempre!

    ResponderEliminar
  3. émérrevâdazamigo

    Adoro Cabo Verde, estive lá umas quantas vezes, entrevistei Pedro Pires e Aristides Pereira, sou amigo do Cursino Tolentino, amigo e antigo colega em Direito, Cursino Fortes, que considero um dos grandes poetas da Língua Portuguesa.

    És o primeiro caboverdiano que encontro na blogosfera e isso dá-me um imenso prazer. Desde Santiago até ao Fogo conheço São Vicente, São Nicolau e Sal. O Fogo é espantoso, o manecon não se bebe, mastiga-se. A moreia frita é boa, a cachupa saboreia-se e o xerem devora-se.

    Os políticos são... políticos em toda a parte. Mas, neste caso, já me bastam os tugas. Dos vossos tratam vocês...

    Gostarei de te ver pela minha Travessa que passará a ser tua também. Morabeza

    Abç

    ResponderEliminar
  4. Olá Henriques Antunes Ferreira,

    Fico muito contente quando vejo que conheces Cabo Verde tão bem assim e, para ser sincero, conheces muito melhor do que eu. Por exemplo não conheç ainda muitas ilhas.

    Na segunda coluna deste blog, a primeira imagem, pertence a Cabo Verde Blog, se clicares ali vais encontrar muitos ourtos bloggers cabo-verdianos e quase com certeza absoluta, vais encontrar muitos outros amigos.

    Além dos sabores que referiste, já experimentaste o pastel de milho da Titina em São Domingos?

    Fui à procura da tua travessa, acho que ela está fechada oa exterior, já solicitei a entrada.

    Obrigado e volte sempre!

    ResponderEliminar