terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pedro Pires com colhões

Instigado pelo nosso colega blogueiro, Dai Varela, com seu post "Quem quer tramar Pedro Pires", fui ler o artigo, seguido do link que ele apresentou. Sim, acho uma injustiça tremenda aquilo que estão a catalogar o Pedro Pires neste momento por causa da sua declaração.

Quando o Pedro Pires(PP), aquele senhor que foi o meu presidente da república  e que durante o seu mandato só soube distribuir as medalhas, vier ao público dizer que "essa vossa teoria [dos países desenvolvidos] de regimes ditatoriais que devem ser mudados pela força, e se necessário, pela força exterior, é uma má teoria e é péssima. As soluções são internas. Quando nós obrigamos a uma solução externa, isso é uma espécie de enxertia que pode ter rejeições, como na Física e Biologia", obriga-me a dizer o seguinte:

Fogo!, afinal o gajo tem colhões para dizer alguma coisa de jeito. Sim concordo com o Pedro Pires hoje, essa teoria dos "ditadores que nos convém" tem que acabar e imediatamente. Finalmente!

Não é por isso que vou perdoar o PP pelas suas ditaduras do partido único, sua milícias ou o seu silêncio aquando da revisão constituicional que, segundo VB, o manteve 6 meses ilegal como presidente de Cabo Verde mas devemos dar ao César o que é dele, por isso, subscrevo quando ele disse o seguinte:

"Eu não sei se são tão ditatoriais como vocês dizem. As organizações internacionais também têm as suas orientações e eu não vou nessa. Eu analiso caso a caso. Espero e conto com a sabedoria das populações que, a partir daí, encontrarão as soluções"

Não acham estranho os jornalistas da Agência Lusa não exemplificaram a ditadura do Zedu em Angola como um dos casos? Pois é, a ditadura angolana serve aos excelentíssimos de Portugal e os patrões desses ditos jornalistas. O quê que dizem esses jornalistas sobre a possível entrada da Guiné Equatorial na CPLP?

Bem haja Pedro Pires, finalmente, mostraste que tens colhões!
Imagem: DN

3 comentários:

  1. hehehhehhe, radical até o tutano, nera mrvadaz?
    E por ser somente a 1ª vez que o defendes ainda não tens direito a tua medalha.

    ResponderEliminar
  2. Hehehe,

    Dai, ele não pode medalhar-me, perdi essa oportunidade mas reconheço uma coisa: ele não sabe só o silêncio;)

    ResponderEliminar
  3. NADA APRENDEU!

    Pedro Pires, Presidente de Cabo Verde, é daquelas personagens que os africanos respeitam, em relação à sua trajectória durante sua juventude.

    Ele fez parte daquele escol que deu vida aos movimentos de libertação em África, no seu caso concreto participando na luta contra o colonialismo na Guiné Bissau, integrando as fileiras do PAIGC que tinha como guia Amílcar Cabral.

    Na luta então travada, o colonialismo português (recorde-se que Portugal foi o único estado fascista presente na fundação da NATO) fez uso de meios bélicos daquela Organização, inclusive aviões de ataque ao solo Fiat-G-91, fornecidos pela Alemanha.

    Amílcar Cabral foi um dos dirigentes do movimento de libertação que mais chamou a atenção para o papel da NATO em socorro de Portugal e, por isso mesmo, conseguiu que o PAIGC recebesse mísseis solo-ar portáteis que limitavam o espaço aéreo aos aviões portugueses, fazendo-os perder muitas das suas capacidades ofensivas.

    Com as independências das então colónias portuguesas, Cabo Verde incluído, esperava-se dos seus dirigentes muito mais cuidado em certas abordagens que envolvem as componentes militares e de inteligência.

    Nos relacionamentos com Portugal os cuidados deveriam ser muito mais perspicazes, pois se Portugal foi o único país fascista a constituir-se membro fundador da NATO, é por causa dos seus imensos bons ofícios para com os aliados e aquela Organização, desde os tempos da IIª Guerra Mundial.

    Não é agora que Portugal, após o 25 de Abril, que se constituiu num componente da Europa, que essa situação se alterou, mas Pedro Pires, Presidente de Cabo Verde, poucos cuidados tem para com a NATO!

    Seria relativamente admissível a Cabo Verde empenhar-se na luta contra o tráfico de droga, assim como na luta contra as migrações clandestinas, ou ainda na luta contra a pirataria nos mares e oceanos, mas não é admissível, em nome do bom entendimento com Portugal e com outras potências europeias (Holanda e Itália, por exemplo), abrigar em seu próprio território para treino e preparação, as forças especiais da NATO (a espinha dorsal do potencial de agressão daquela Organização), fosse a que pretexto fosse.

    Na qualidade de Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires acompanhou a par e passo o Exercício da NATO “Steadfast Jaguar 2006”, esquecendo-se por completo dos sacrifícios impostos ao movimento de libertação em África, que experimentou o potencial das armas da NATO colocadas ao serviço de Portugal, desde então membro dessa Organização!

    Entre o jovem Pedro Pires e o Presidente, é evidente que toda a nossa simpatia só pode ir para o primeiro; para o segundo e neste caso: parece que quanto mais velho, mais memória perdeu, mais oportunista se tornou e sobretudo, demonstra não ter aprendido a lição!

    Não são dirigentes deste tipo que África precisa!

    PAZ SIM, NATO NÃO!

    Consultas:
    - http://www.nato.int/shape/news/2006/06/060601a.htm
    - http://www.nato.int/shape/news/2006/06/060626a.htm
    - http://angodenuncias.com/denuncias/?p=2856
    - http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=14611&catogory=Cabo%20Verde
    - http://forumarmada20398.yuku.com/topic/446/Exerc-cio-Steadfast-Jaguar-2006
    - http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=7700&idSeccao=527&Action=noticia
    - http://www.operacional.pt/as-forcas-armadas-cabo-verdianas/

    ResponderEliminar