quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ups!, Lusofoniah!?


"Jornal estatal angolano rejeita Acordo Ortográfico" e, pelo que se sabe, Angola e Moçambique são os únicos países dentro da CPLP que não ratificaram o tal acordo.

Pessoalmente, ainda não adoptei e tenho muita dificuldades mas ainda não sou um burro velho a ponto de não aprendé-lo. Não gosto do novo AO mas também não vejo mal nisso.

O mais importante é que parece que, finalmente, alguém percebeu que a CPLP vai muito mais além dos acordos assinados pelos ministros. Há questões(cultural e social) que se não forem tratadas, a CPLP jamais passará de um mero elefante branco. Hoje temos, sim, apenas um espaço virtual que serve para iludir os povos.

4 comentários:

  1. Mano abo é makriadu si. Bu tem razon, CPLP é propaganda ancorada na moribunda lusotropicalismo. o resto é para rir e não chorar. Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em Pt aprendi o significado do Elefante Branco = CPLP ;)

      Eliminar
  2. “OPERAÇÃO CARLOTA III” – III – CUBA PARA A CPLP!

    ...Há pois todas as condições históricas, culturais e humanas para, tirando partido dos seus relacionamentos bilaterais privilegiados, voltados com toda a prioridade para as questões humanas, de Cuba vir a pertencer pelo seu imenso mérito à CPLP, bastando alguém ousar lançar a pequena chama para essa iniciativa.

    Ouso-o eu, na minha insignificância de cidadão do mundo que possui os olhos e os sentimentos de África, também por que percebo que a CPLP detém elementos demasiado conservadores nos seus conceitos estratégicos, tão conservadores que se tornaram aliciantes à pretensão de Marrocos, lembre-se um Marrocos que não resolveu o contencioso colonial para com o Sahara, de entrar na organização como observador (http://paginaglobal.blogspot.com/2012/02/mne-marroquino-certo-da-aceitacao-de.html)!

    A entrada de Cuba na CPLP, mesmo que preencha um largo período como observador, seria pois uma enorme lufada de ar fresco, uma quase sublimação naquela Organização e sobretudo o corolário também da “Operação Carlota” dos momentos mais decisivos das nações modernas que se ergueram do chão histórico da antiga rota dos escravos.

    Se os estados não reagem, creio que pela leitura que faço, o interesse dos povos exige!!!


    Martinho Júnior.

    Luanda.

    http://paginaglobal.blogspot.com/2012/02/operacao-carlota-iii-iii-cuba-para-cplp.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição! Confesso que nunca tinha pensado na questão da Cuba na CPLP.

      Eliminar