segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quem são os idiotas?

Quem são os idiotas que querem implementar o voto obrigatório em Cabo Verde? Muitos políticos querem perpetuar através da "técnica suja" a sua profissão; não é por acaso que muitos deles não sabem fazer mais nada na vida a não ser sentar aí no parlamento!

Fala-se em compras de votos, consciência e outras sujeiras tranversais ao partidos políticos cabo-verdianos, ninguém propôs castigos aos criminosos e exploradores da pobreza e miséria mas tem a audácia de querer obrigar a esses mesmos miseráveis a exercer a sua liberdade.

Vou protestar enquanto cidadão cabo-verdiano, fazer barulho e manifestação. Recuso-me categoricamente a entrar nesse sistema. Pensei que o Redy Lima estava a brincar mas a porra ficou mais a sério com um post do Aristides Lima no Facebook, este artigo do Casimiro de Pina e este do Expresso das Ilhas.

Heverá mais!

2 comentários:

  1. Caro NdeC, eis que agora percebe-se a pergunta que tinha sido formulada. O tipo da questão em causa apela a uma análise objectiva e coerente. A primeira coisa que se deve perguntar é: o que se pretende com o voto obrigatório (VO)? «Já imaginou uma democracia com 98% de participação eleitoral» -tinha-se respondido. O sistema democrático- e outros- possuem conjunturas temporais. O sistema tem que ser reavaliado, contextualizado e, quiçá, reformulado. Principalmente quando o mesmo dá sinais de decadência e ineficiência. O sistema não dever ser quadrado. Deve ser redondo! Há que rever o conceito de liberdade, que aliás referencia-se bastante por aí. O que significa liberdade, quando só se fala em direitos e não se cumpre os deveres? Poderá haver trade-off’s , tem que se analisar. Nada contra K, nada contra VO;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jota,

      Percebi a tua visão mas discordo na medida em que, como disse, ninguém se preocupa em combater a compra de votos e consciência e a punição dos infractores.

      É claro que querem a participação massiva com o VO mas isso não impede que alguém não esteja a negociar o seu voto por 10 mil escudos ou mais.

      Eliminar