terça-feira, 29 de julho de 2014

Um olhar exagerado - Legemea


Com direito ao programa perfil, nada mais justo já que Zé Espanhol tem direito a homenagem, Cabo Verde encontrou o seu mais recente ídolo do dekananá para entreter a malta. Estamos a falar do Legemea. 

É claro que os zemas, os ulisses, os filus, os miguels, as isas e as janiras agradecem. É do interesse deles que os jovens mantenham drogados nos repetitivos beats, à moda do Duku dja bem, rebolando pornograficamente as ancas e as barrigas pneuzudas como se não houvesse o amanhã; eles não querem jovens a cobrar as promessas das passadas eleições; não querem jovens a dizer: "prefiro não votar do que vendê-lo!"; não querem jovens que interrogam ministros e/ou deputados com cadastros duvidosos.

Eu vi, eu vi: jornalistas a elogiar o "excelente" trabalho do Zé Espanhol; a destacar um Legemea "mais bom que..."; festivais para entreter a malta em todos os municípios, bandas cobons e ladeiras...

Eu diria que os jovens estão com overdose e que não sei quando vem a ressaca por isso não pudemos exigir muito da nossa sociedade civil quando temos muitos enformados e poucos formados; a televisão convida sempre os mesmos opinion makers velhacos; as mesma elite parece o deus católico: omnipresentes, opinam sobre todas as coisas visíveis e invisíveis; as empresas privadas ligadas umbilicalmente ao estado; jornalistas e jornais do partido; televisão pública que acompanha os governantes até para ir aos retretes etc, etc.

Come on people! Não podemos exigir muito, a nossa configuração social é que precisa mudar e isso exige um esforço de todos.
[imagem]

2 comentários:

  1. kakakakakaka Vadaz...tu matas...mas essa vida é feita de tudo um pouco, mesmos com coisas que se considerem sem qualidade (abundam por aí), mas não se pode falar em coisas que não existem nera? Se ele está sendo um sucesso, falasse no sucesso que está sendo e não que tem a qualidade para ter o sucesso...Eu chamo o Legemea de Anselmo Ralph cabo-verdiano...bom artigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Criola di terra, é que o Vadaz tem a mente suja e começa a imaginar coisas maléficas... E eu, cá comigo, a pensar: quem faz dos lejemeas e anselmos um sucesso? Diria um Casimiro, thank you!

      Eliminar