quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Crise e crises

Cá por mim, esta crise que está a afectar Portugal, para não dizer Europa e o mundo, é muito mais do que económico e financeiro. Mas dizer isso é simples e primário, qualquer um - até pareço um comentador televisivo, o que não está em crise, em termos de número, aqui em Portugal - pode dizer.

O que está a acontecer não pode resumir-se a uma simples crise económica e financeira. Existe a crise de ideias, solidariedade, relacional, social religiosa..., existe sobretudo uma crise humana. Porquê que digo isto?

Basta abrir um canal da televisão para ver a miséria que lá passa; uma televisão sem propósito, sem objectivos ou ideias; programações deprimentes que vão às exigências dos telespectadores que por sua vez querem misérias. Misérias ao rubro!

Redes sociais é um espectáculo de miséria humana, a começar neste blogue e termina nos podres do Facebook, sendo que este último um gráfico que ilustra a exponencial da estupidez humana.

Alguém já foi aos sites de ofertas do emprego ou à alguma entrevista do emprego? Oferecem misérias, nas entrevistas perguntam misérias e empregam misérias, depois querem que o resultado seja diferente da miséria. "Não há paz onde não há justiça", à primeira vista a frase parece simples e do senso comum mas é muito mais profundo do que parece.

Sobre a religião, o, e em, latim que muitas vezes o "Deus" falou e que não vou gastar, os deuses, sim, estes estão em crise.

O homem, este pobre ser que nem se apercebe bem dos seus actos e conta com ajuda de deuses. Poderia esperar-se outra coisa?

6 comentários:

  1. Realmente a crise é grande e a pobreza humana assustadora.
    Não adianta culpar Deus nem a natureza dos homens.
    Precisamos de acordar e recomeçar uma vida com mais dignidade fugindo dessas frivolidades que aponta. Não vamos mudar o mundo mas mudamos nós e se cada pessoa começar por ser uma pessoa melhor e mais humana o mundo também começará a ser melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, o meu maior receio é que essa natureza humana que você não quer culpar deixe o Homem mais Homem e menos humano para essa mudança.

      Eliminar
  2. plenamente de acordo com o Luís....temos de começar a mudar sim...mas pela pessoa que vemos no espelho todos os dias...quem sabe vamos contagiando quem está do nosso lado?
    realmente há um crise de tudo e o Homem é o centro de tudo, é a causa, mas tb pode ser a solução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MS, essa visão "ubúntica" tua é óptima..., contagiar, exemplificar, ensinar, inspirar etc pode ser um bom caminho. Claro não podemos ignorar que o homem é um animal. Sobre o teu novo espaço, eu sou "dono de casa" e um óptimo "paneileiro"(hehehe) há uns bons 9 anos :) Quem sabe um dia destes aí passo para ti dar umas dicas de como fazer cuscuz e um bom congo com chispe salgado ;)

      Eliminar
    2. Passa, sim, dicas nunca são demais para don@s de casa ;)

      Eliminar
  3. Ah..sou eu a MS....vi que ficou com a outra conta ;)

    ResponderEliminar