sexta-feira, 14 de novembro de 2014

SEF: Cá se faz, cá se paga


Para quem viveu quase dois anos e meio de pesadelo à espera de uma Autorização de Residência, dificilmente fica indiferente às últimas notícias relacionadas com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). 

Pior disso tudo, é que o SEF me fez esperar esse tempo todo - dei entrada do processo em setembro de 2010 e só tive a resposta definitiva em fevereiro de 2012 - para no fim acusar-me de estar "ilegal no país desde setembro de 2010." Como podem ver, de acordo com o recibo, ele autorizou-me a viver em durante 2010, 2011 e iniciais de 2012, data em que saiu a resolução definitiva do Director Regional do Norte. É claro que na altura não tinha o conhecimento do "pedido de indeferimento tácito."

(Para esse serviço, nós não somos pessoas mas sim "sacos de batatas" em que conta apenas os papéis e os números: podem fazer-te esperar três anos, obviamente prorrogando a sua estadia de dois em dois meses, se no fim o processo for indeferido, e dizer-te que estiveste ilegal durante esse tempo.)

Indeferiu o meu processo, não deu-me a ordem de expulsão(os 20 dias para abandonar o país voluntariamente como fez com os outros estudantes) mas deu-me 30 dias para recorrer ao Tribunal Administrativo. Fui tentar perceber a situação no CNAI, um mediador falou com um advogado e um inspector, aconselharam-me a declarar culpado por deixar a minha residência caducar há mais de 6 meses, pagar 600€ de multa e renovar através do artigo 122, obviamente perdendo os meus 6 anos vividos em Portugal. A minha resposta foi categórica: "prefiro a expulsão ou usar esses 600€ para comprar a passagem para Cabo Verde!" O inspector virou para mim e disse: "Nós não vamos expulsar o senhor mas pode acontecer alguma coisa consigo, pode ser apanhado numa rusga... vamos notificar o senhor para abandonar o país". Respondi: "seja lá o que Deus quiser!" E fui-me embora.

A minha situação resolveu? Sim, depois de muitas dores de cabeça, insónias, corridas e perdas. Bati em todas as portas: umas abriram, outras fecharam e foi aí que percebi o cinismo do funcionamento de certas instituições que apoiam os imigrantes, PALOP, CPLP e outras blablás. O que tive foi o apoio solidário dos meus amigos e hoje posso dizer com toda a certeza: SEF NUNCA MAIS! 

E não desejo "nem na limária!"

Sem comentários:

Enviar um comentário