quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Se o MpD continuar assim

Se o MpD continuar a viver na sombra da bananeira, o PAICV continuará no governo em 2016. Olhem que de génio tenho nada ou quase nada. Aposto que a Janira só com a ponta do nó da corda da outra ala do PAICV - há que segurar o Filú pelo cabresto - conseguirá vencer as próximas legislativas com um mínimo de esforço. É claro que não quero e nem gostaria que isso acontecesse. E também é  de salientar que a casa tambarina ainda não está arrumada. 

O MpD não tem dado sinal de que quer ser uma alternativa para o cabo-verdianos e, apesar dos vários atropelos do governo do José Maria Neves, não soube aproveitar; há uma falta de estratégia de comunicação por parte desse partido que não tem sido capaz de apontar claramente os erros da governação do PAICV e mostrar o seu claro posicionamento; não tem sido capaz de desmontar o discurso do PAICV que se apresenta como um partido de um Cabo Verde vencedor e, contrariamente, esse partido tem usado muitas vezes os seus fracassos e ineficiências governativas como uma herança da má governação do MpD. 

O partido ventoinha tem dizer aos cabo-verdianos claramente que o PAICV está no poder há treze anos, que o que se exige agora é que esse mesmo partido responda pelos seus actos e anseios do povo, que ele conhece esses actos e respostas que o povo anseia e que, portanto está pronto a assumir esses actos dar as respostas. Não basta a postura do homem do estado, alguma credibilidade do seu líder, Ulisses Correia e Silva, e cansaço dos cabo-verdianos. Essas características poderão ser traiçoeiras.

A verdade é que o PAICV deu alguma estabilidade à credibilidade internacional de Cabo Verde e o actual chefe do governo tem beneficiado muito dessa credibilidade mas internamente esse partido tem sido incapaz na resolução dos problemas domésticos como o emprego, segurança, saneamento básico e a homogeneidade do desenvolvimento territorial. 

Para dizer tudo isso aos cabo-verdianos é preciso uma estratégia de comunicação e uma certa agressividade, ao nível do discurso do governo, para poder haver uma luta de igual para igual nas próximas eleições. Infelizmente, ainda hoje, isso não tem sido possível por parte da oposição e a Janira Almada corre sério risco de ter o tapete vermelho estendido para chegar ao governo. Aliado a isso, não podemos esquecer que o eleitorado do PAICV não é assim tão volátil quanto ao eleitorado do MpD.

Sem comentários:

Enviar um comentário