quinta-feira, 30 de abril de 2015

Ainda sobre o Bluff do Mar


Deparei com este crime denunciado na página do Facebook de Turtle SOS Cabo Verde:

"Chegaram-nos notícias de um tubarão incomum fotografado morto na praia, em Praia, capital de Cabo Verde. O tubarão é um Nariz Achatado de Seis Gelras (Hexanchus griseus)uma espécie muito incomum. O que lhe aconteceu não é inteiramente claro porque o seu habitat é, usualmente, possivelmente tão profundo como 2.000m, mas como lhe foram cortadas as barbatana pode ter sido mais uma vítima da pesca por barbatana de tubarão num barco grande, devolvido ao mar e posteriormente capturado por pescadores artesanais. 

Esta espécie pode atingir os 4,5 metros de comprimento e de acordo com o regulamento da UE nº 1262/2012, nº 39/2013 e nº 40/2013, a sua captura nas águas da EU é expressamente proibida, pelo facto de ser uma espécie muito vulnerável e da qual se têm poucas informações, para se ter uma ideia o período de gestação apesar de não se ter certeza absoluta, pode ultrapassar os dois anos sendo que a fêmea só se torna matura sexualmente entre os 18 e 35 anos de idade, o que aumenta a sua fragilidade perante a captura pelo homem.

Protecção acrescida contra este tipo de pesca é urgentemente necessária."

Comentário: eu sou da opinião que o estúpido e maldito Acordo de Pesca com a UE deve ser rasgado e que os seus subscritores devem ser julgados, a começar pelo senhor José Maria Pereira Neves e o Aldalberto Vieira, respectivamente, Primeiro-ministro e ex-Secretário de Pesca de Cabo Verde. Tudo o que nos apresentaram como um projecto enquadrado no tal Cluster do Mar, não passe de um autêntico crime contra o Estado Cabo-verdiano porque esse acordo lesa os interesses nacionais!
[Mais Imagens: @Zé Pereira]

Sem comentários:

Enviar um comentário