quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pimenta no olho dos outros

Quando oiço ou vejo os portugueses a falar de burocracias e outros males para se obter um visto de residência, dá-me vontade de dizer: olha quem fala! Mas, ao mesmo tempo, estaria a cometer uma maior injustiça comigo mesmo, já que passo um bom tempo da minha vida em Portugal a reclamar das burocracias e falta de respeito por parte de muitos serviços, incluindo o dos Estrangeiros e Fronteiras. 

É pena que quem paga não é aquele que deve mas sim o zé povinho, portanto, as minhas solidariedades com todos aqueles que vivem noutros países e que são obrigados a humilharem em tudo que é fronteira. Sou utópico, por isso, acredito num mundo onde não é preciso dar satisfação à ninguém para se estar em algum lugar. 

Com este pedido de clemência, espero que os responsáveis do SEF tenham maior humildade e respeito por imigrantes sejam eles brasucas, ciganos, africanos ou asiáticos, a começar pelo tempo e reposta das documentações. 

Quanto à crise que assola Portugal e o mundo inteiro neste momento pode ser uma boa oportunidade de fazer-nos pensar no homem como um ser global. A emigração e interacção dos homens podem torná-los menos idiotas e estúpidos como muitos que nascem, passam a vida inteira num determinado país e quando tem um poder de decidir, decidem sempre à medida da sua limitada visão. Prova disso é encontrar e falar com um português que estiveram em África, muitos deles taxistas, na Guerra Colonial ou que já foi emigrante em algum outro país. Eles são totalmente diferente dos outros a nível do tratamento e respeito mas enfim..., existem também cabo-verdianos idiotas e eu sou um deles.

Ainda hoje continuo a acreditar que organizações como CPLP e PALOP são conversas para o boi dormir.
Imagem

2 comentários:

  1. As sociedades humamas são comparáveis ao próprio corpo humano; neste, basta um órgão funcionar mal para todo o corpo se ressetir, podendo, até outros órgãos ser afectados...Cada indivíduo, como peça da máquina social concorre com as suas atitudes e actividades para um melhor ou pior funcionamento do colecivo...Sempre assim foi, sempre assim será! O resto é utopia!

    ResponderEliminar
  2. Pois é Zito! Por isso é que cada um deve fazer a sua parte;)

    Abc

    ResponderEliminar